Estrias: O que causam, tratamentos, grupos de Risco e como evitar

As estrias geralmente aparecem como bandas de linhas paralelas na sua pele. Essas linhas têm uma cor e uma textura diferentes das da sua pele normal e variam de roxo a rosa brilhante a cinza claro. Ao tocar nas estrias com os dedos, você poderá sentir uma leve saliência ou recuo em sua pele. Às vezes, as estrias parecem coçar ou doer.

Essas linhas geralmente aparecem durante ou após a gravidez ou após uma mudança súbita no seu peso. Eles também tendem a ocorrer em adolescentes que estão crescendo rapidamente. Embora as estrias não sejam perigosas, esteticamente falando não são bonitas por isto tão indesejáveis

Você pode ter estrias em qualquer lugar, mas elas são mais comuns em seu estômago, seios, parte superior dos braços, coxas e nádegas.

O que causa as estrias?

As estrias são resultado do alongamento da pele e do aumento da cortisona no sistema. A cortisona é um hormônio produzido naturalmente pelas glândulas supra-renais . No entanto, ter muito desse hormônio pode fazer sua pele perder sua elasticidade.

As estrias são comuns em determinadas circunstâncias:

  • Muitas mulheres experimentam estrias durante a gravidez, pois a pele se estende de várias maneiras para dar espaço ao bebê em desenvolvimento. Esse contínuo puxar e esticar pode causar estrias.
  • Às vezes, as estrias aparecem quando você rapidamente ganha ou perde peso. Os adolescentes também podem notar estrias após um surto repentino de crescimento.
  • Cremes, loções e pílulas de corticosteróides podem causar estrias ao diminuir a capacidade de alongamento da pele.
  • A síndrome de Cushing , síndrome de Marfan , síndrome de Ehlers-Danlos , e outros distúrbios da glândula adrenal pode causar estrias através do aumento da quantidade de cortisona em seu corpo.

Quem está no maior grupo de risco de desenvolver estrias?

A seguir, você tem um risco maior de desenvolver estrias:

  • ser mulher
  • ser caucasiano (ter pele clara)
  • ter um histórico familiar de estrias
  • estar grávida
  • ter uma história de entregar bebês grandes ou gêmeos
  • estar acima do peso
  • tendo perda ou ganho de peso dramático
  • usando medicações corticosteróides

Quais tratamentos médicos estão disponíveis para estrias?

As estrias geralmente desaparecem com o tempo. Se você não quiser esperar, existem tratamentos que podem melhorar sua aparência. No entanto, nenhum tratamento pode fazer com que as estrias desapareçam completamente.

Existem várias maneiras de melhorar a aparência das estrias:

  • O creme de tretinoína (Retin-A, Renova) funciona restaurando o colágeno , uma proteína fibrosa que ajuda a dar elasticidade à sua pele. É melhor usar este creme em estrias recentes que são vermelhas ou rosa. Este creme pode causar irritação na pele. Se você está grávida, você não deve usar creme de tretinoína.
  • A Camuflagem de Estrias, é uma técnica nova, saiba mais sobre ela clicando aqui
  • A terapia com laser pulsado estimula o crescimento de colágeno e elastina. É melhor usar essa terapia em novas estrias. Indivíduos com pele mais escura podem apresentar descoloração da pele.
  • A fototermólise fracionária é semelhante à terapia pulsada com laser de corante, na medida em que utiliza um laser . No entanto, funciona visando áreas menores da sua pele, causando menos danos à pele.
  • Microdermoabrasão envolve o polimento da pele com minúsculos cristais para revelar uma nova pele que está sob as estrias mais elásticas. Microdermoabrasão pode melhorar a aparência de estrias mais antigas.
  • O excimer laser estimula a produção da cor da pele (melanina) de modo que as estrias combinem com a pele circundante mais de perto.

Os procedimentos médicos e os medicamentos prescritos não garantem a cura das estrias e podem ser caros.

O que posso fazer para tratar as estrias?

Existem muitos produtos e procedimentos que prometem remover as estrias, mas não há nenhum que tenha se mostrado eficaz até o momento. Hidratar a pele pode ajudar a aliviar a coceira das estrias. A aplicação de loção autobronzeadora às suas estrias é uma forma temporária de minimizar a diferença de cor entre a pele normal e as estrias.

 

Como posso evitar as estrias?

Não há como evitar totalmente as estrias, mesmo que você use regularmente loções e cremes. No entanto, manter seu peso saudável ao comer bem e se exercitar regularmente pode ajudar a prevenir as estrias causadas pelo ganho ou perda súbita de peso.

Embora seja saudável para você e seu bebê ganhar peso quando estiver grávida, pergunte ao seu médico quanto de ganho de peso durante a gravidez é ideal para você.

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Ana Paula Vasconcelos

Ana Paula Vasconcelos

Ana Paula Vasconcelos é Master Trainer PMU, com mais de 12 anos de experiência em treinamentos na área de micropigmentação. Tendo realizado inúmeros treinamentos com os maiores nomes mundiais, possui uma didática de ensino intensiva e imersiva, onde o aluno em poucas horas consegue desbloquear as limitações das técnicas

​​​​​​​Ana é CEO do Minas Hair: Academia da Beleza, notório pelos mega eventos em Minas Gerais e líder de mercado no seu segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *